quinta-feira, 25 de agosto de 2016

REGISTROS DO APOSTOLADO DO IBP DE 28 A 30 DE JULHO DE 2014

O Instituto Bom Pastor, erigido canonicamente em 8 de setembro de 2006, cuja missão principal consiste na celebração e na difusão do Rito Romano tradicional, possui um Seminário internacional no vilarejo de Courtalain, França. Do princípio de julho até a segunda semana de setembro, os seminaristas costumam voltar para as suas respectivas pátrias a fim de passar as "férias de verão"—do hemisfério norte—junto às suas famílias e promover obras de apostolado nos mais diversos grupos de fiéis e paróquias onde o Rito Romano tradicional é celebrado ou recebido ocasionalmente.

Este foi o caso de Guarapuava no ano de 2014, quando recebemos um sacerdote residente no Brasil, dois diáconos e dois seminaristas do Bom Pastor para três dias de apostolado junto ao grupo de fiéis da Diocese.

No dia 28 de julho, festa de São Nazário e Celso mártires, Vítor I Papa e mártir e Inocêncio I Papa e confessor, o Reverendíssimo Padre Renato Coelho celebrou Missa votiva rezada pela propagação da Fé, na intenção da nossa Diocese, na capela da paróquia São João Bosco, Vila Carli, às 12:15hs. À noite, nesta mesma paróquia, deu uma conferência sobre as "conferências espirituais" de São Francisco de Sales.

No dia 29 de julho, festa de Santa Marta, virgem, Missa rezada às 12:15hs, também na capela da paróquia. À noite, os seminaristas do Bom Pastor estiveram no Santuário de Schoenstatt para prestigiar os fiéis do movimento com uma relíquia mariana: um fragmento do Véu da Santíssima Virgem, que se encontra na Catedral de Chartres, o mesmo Véu que, segundo a tradição, a Mãe de Deus usava quando da Anunciação do Anjo e da Encarnação do Verbo e que Carlos Magno recebeu do Oriente no século VIII, doado à mesma Catedral pelo seu neto no século seguinte. Assim, às 19hs o então diácono Tomás Parra—hoje sacerdote e superior da casa do IBP em Belém, Paráfez uma oportuna prédica sobre a importância da reparação e da penitência, conforme a mensagem de Nossa Senhora de Fátima; em seguida, os fiéis rezaram os mistérios dolorosos do Rosário meditado pelo então diácono Pedro Gubitoso—hoje sacerdote e vigário da paróquia Santo Elígio, do IBP, em Bordeaux, França; por fim, o Reverendíssimo Padre Renato Coelho oficiou uma breve procissão penitencial no pátio do santuário, na qual se cantou a ladainha de todos os Santos e se rezou especialmente pelas vítimas das chuvas que naquele ano desabrigaram muitas famílias no distrito de Entre Rios. Após a procissão, houve bênção e veneração da relíquia.

A conclusão do apostolado ocorreu no dia seguinte, 30 de julho, dia da féria (isto é, sem festa), com a Missa votiva solene do Imaculado Coração na paróquia São João Bosco, às 12:15hs. Fiéis do grupo ajudaram no serviço do altar e no canto da Liturgia.

Os fiéis do grupo de Guarapuava agradecem imensamente, em primeiro lugar, o Reverendíssimo Padre Ademar Urbainski, então pároco da paróquia São João Bosco, e à irmã Paula Quessada, do Santuário de Schoestatt, pela acolhida dos seminaristas do Instituto Bom Pastor e das suas atividades. Agradecem também aos mesmos clérigos do Instituto, que caridosamente se dignaram nos visitar durante três dias de muita graça para a nossa Diocese.

A seguir, algumas fotos do apostolado:

Dia 29 de julho de 2014, Missa rezada de Santa Marta, virgem




Pregação, terço do Rosário, procissão penitencial, bênção e veneração da relíquia do Véu da Santíssima Virgem











Dia 30 de julho de 2014, Missa votiva solene do Imaculado Coração de Maria















Nenhum comentário:

Postar um comentário