quinta-feira, 21 de agosto de 2014

O RITO GREGORIANO NOS FILMES

Como o cinema representou o Rito Gregoriano? A pergunta se torna ainda mais interessante quando se considera a visão de sociedade que os autores tinham da época em que ele era a única forma do Rito Romano.

De lá para cá, o Ocidente passou por diversas revoluções, de ordem religiosa, cultural, política e econômica. Quando o Papa Bento XVI quis liberar a celebração do Rito Gregoriano, certamente não quis que a Igreja, ou um certo número de fiéis, voltasse aos anos 50 do século XX; pelo contrário: o que havia de bom naquela época—pois não podemos cair no perigoso erro de idealizar o passado—era fruto da espiritualidade e da catequese emanadas da Liturgia tradicional. Se hoje passamos por uma profunda crise de valores, cuja origem está na perda de Fé no Ocidente, este Rito tem uma importante missão de nos recordar das nossas raízes, dos fundamentos da nossa Religião, da Tradição que nos liga infalivelmente à Fé e ao sangue dos apóstolos, e por consequência, à Revelação de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nas palavras do Papa: "Na história da Liturgia, há crescimento e progresso, mas nenhuma ruptura. Aquilo que para as gerações anteriores era sagrado, permanece sagrado e grande também para nós, e não pode ser de improviso totalmente proibido ou mesmo considerado prejudicial. Faz-nos bem a todos conservar as riquezas que foram crescendo na fé e na oração da Igreja, dando-lhes o justo lugar." (Carta do Santo Padre Bento XVI aos Bispos que acompanha o Motu Proprio Summorum Pontificum) A veneração devida ao Rito que é fruto da tradição da igreja latina, bem como a santificação que ele ainda pode produzir na Igreja são, no mínimo, dois fortes motivos para abraçar a proposta do Papa, celebrando ou favorecendo a celebração da Santa Missa conforme o Missal antigo.

Abaixo, alguns exemplos interessantes do Rito Gregoriano no cinema:

Filme Christmas Holiday, Universal Pictures, 1944: cena de uma real Missa Solene do Galo celebrada na antiga catedral de Saint Vibiana, Arquidiocese de Los Angeles, construída em 1876.

Filme True Confessions, United Artists, 1981:  Missa Solene de casamento, na presença de um Cardeal.

Filme The Cardinal, Columbia Pictures, 1963: cenas da Ordenação sacerdotal e Sagração episcopal do personagem Stephen Fermoyle; ambas filmadas em igrejas de Roma. Foi consultado para a composição das cerimônias o então Padre Joseph Ratzinger.


Observação: Nosso intuito não é divulgar os filmes acima, que podem ter um enredo imoral (caso de True Confessions), mas tão somente apresentar cenas de celebração do Rito Romano tradicional, pelos motivos supra-citados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário