quinta-feira, 30 de julho de 2015

O RITO GREGORIANO EM FILME

Após termos apresentado o Rito Gregoriano nos filmes—alguns antes outros depois da Reforma Litúrgica—, trazemos hoje o Rito Gregoriano em filme, isto é, registros de época e de celebrações verdadeiras.

Para tanto, fizemos uma seleta de filmagens—procurando apenas as mais importantes ou interessantes—de vários atos litúrgicos, desde a Santa Missa até as procissões.

Missa Solene de Páscoa, 1941: celebrada na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Chicago, pelo Padre J. R. Keane, que com os demais ministros maiores (o diácono e o subdiácono) é da Ordem dos Servos de Maria (servitas). Os comentários são do então Monsenhor Fulton J. Sheen, que depois foi Arcebispo de New York. Missa com canto gregoriano e polifonia.


Missa Solene do Galo, 1962: celebrada no Ushaw College, em Durham, o principal Seminário católico do norte da Inglaterra, que em 2011 encerrou suas atividades por falta de vocações. Nesta gravação, porém, se vê que as vocações eram numerosas naquela época. Missa com canto gregoriano e polifonia.
Também do Ushaw College é este outra Missa Solene, do último domingo após Pentecostes. Décadas depois a Fraternidade Sacerdotal São Pio X iria também gravar uma Missa (cantada, não solene) neste mesmo dia litúrgico. Coincidência?


Missa Pontifical no faldistório diante do Cardeal de Westminster, 1950: celebrada pelo Arcebispo William Godfrey na Catedral de Westminster, na ocasião do aniversário do retorno do Catolicismo à Inglaterra. Além dos quatro Cardeais presentes no coro—isto é, em cadeiras ornadas próximas do altar, à sua direita, ainda que o coro compreenda todos os bancos onde estão Bispos, Prelados e clérigos—está, à esquerda, no trono, o Cardeal Arcebispo de Westminster, Dom Bernard Griffin. Com efeito, a Missa é "Pontifical" quando celebrada solenemente por um Bispo ou Prelado; "no trono" quando o celebrante é um Cardeal ou o Bispo da Diocese (ambos têm direito ao trono), e "no faldistório" quando se trata de um Bispo ou Prelado que celebra em Diocese alheia. No caso dessa Missa, Dom Godfrey celebra no faldistório—espécie de banqueta à qual se dirige em certos momentos da Missa para aí dizer ou cantar algumas orações—e em presença do Cardeal Arcebispo de Westminster, o que significa que esta cerimônia tem uma complexidade a mais, visto que o Arcebispo local executa certos ritos no lugar do Bispo celebrante (como benzer o incenso, por exemplo). Este vídeo é, portanto, um excelente exemplo de como a Liturgia de outrora tinha desenvolvido uma intrincada "etiqueta" para levar em conta os graus do Sacramento da Ordem e o poder de jurisdição, e isso diz respeito tanto aos ritos quanto às vestimentas (somente os Cardeais presentes têm a "capa magna" estendida, enquanto que os demais Prelados presentes têm-na presa às costas). O único inconveniente desse vídeo é que os cortes não estão em ordem.



Consagração episcopal, 1960: dos muitos registros da Liturgia papal—cuja complexidade mereceria uma postagem à parte—escolhemos esta vídeo-reportagem da Consagração episcopal de oito Bispos por João XXIII no altar do trono (atrás do baldaquino), na Basílica de São Pedro. Este rito, sendo longo e complicado, era sempre celebrado sine cantu, isto é, sem canto, contrariamente à Missa Pontifical.


Missa Prelatícia papal, 1942: quando um Bispo ou Prelado celebrava solenemente a Missa era "Pontifical"; quando, porém, celebrava sine cantu—e consequentemente sem solenidade—a Missa era "Prelatícia". A diferença toca então o número de ministros ajudantes, os ritos e o canto, que na Missa Prelatícia é inexistente. Aqui Pio XII celebra no altar da Confissão (o principal, aquele sob o baldaquino) da Basílica de São Pedro, na ocasião do jubileu de prata da sua sagração episcopal. Outra vídeo-reportagem.


Missa Papal de coroação de João XXIII, 1958: a cerimônia da coroação do Papa—abolida desde que Paulo VI abandonou o uso da tiara papal—, no Rito Romano tradicional, era complexíssima, exigindo não somente a participação de diversos membros da Hierarquia eclesiástica (desde os Cardeais até os simples clérigos tonsurados) como também de nobres que viviam na Corte papal. Paulo VI também dispensou a presença de uma nobreza junto ao Papa. A Igreja, que não multiplica as solenidades sem razão, fazia o Papa celebrar a Missa papal quatro vezes ao ano; nos demais dias do ano a Missa do Sumo Pontífice era como a Prelatícia, e frequentemente em privado. Observe-se que há vários ritos que precedem e sucedem a Liturgia da Missa propriamente dita. Por exemplo, enquanto o Papa vestia os paramentos da Missae o Papa tinha direito a paramentos exclusivos—cantava-se o ofício de Terça, isto é, a hora terça do Ofício Divino. No Youtube há ainda muitos outros registros da Liturgia papal—Missas, canonizações, o conclave, etc. Em língua portuguesa um artigo sobre a Liturgia papal pode ser encontrado aqui.


Consagração do Santuário de Nossa Senhora do Rosário em Pompéia, 1939: o Cardeal Maglione consagra o altar-mor e benze o restante do edifício sacro. Observe-se a entrada de uma urna com relíquias de Santos, carregada por sacerdotes de casula. Em seguida, a vídeo-reportagem mostra a procissão ocorrida no dia seguinte à consagração com o quadro de Nossa Senhora do Rosário.


Entronização do Arcebispo de Westminster, 1957: o mesmo Bispo que celebrava no faldistório em Westminster, em 1950, é aqui entronizado já como Arcebispo.


Congresso eucarístico regional, 1932: o Cardeal Gasparri inaugura o Congresso eucarístico regional em Sulmona. Apesar dessa curta filmagem não ter nada de particular em matéria de Liturgia, em tempos como os nossos, cheios de abusos litúrgicos e profanações dentro das igrejas, esse vídeo tem o seu interesse por registrar a distribuição da Comunhão após Missa campal: zelo e exatidão no cumprimento das rubricas, provas de uma Fé viva na Eucaristia.


Procissão de Corpus Christi, 1943: na Catedral de Chartres, França, após as Vésperas Pontificais, o Santíssimo Sacramento sai em procissão com o Clero, religiosos e fiéis da cidade. Com efeito, a procissão de Corpus Christi era uma das "procissões gerais" do ano litúrgico, isto é, aquelas com o concurso de todo o Clero da cidade, que nesses dias se uniam ao Bispo na Catedral.


Procissão de Corpus Christi, década de 1960: da preparação à procissão, esta filmagem mostra a celebração do Corpus Christi na paróquia de Epesses, vilarejo francês.


Profissão religiosa, 1962: após apresentar a vida de trabalho das irmãs do Convento de Ladywell, em Godalming, Inglaterra, a vídeo-reportagem registra a profissão religiosa de algumas irmãs. Assaz interessante!


Nenhum comentário:

Postar um comentário