quinta-feira, 13 de agosto de 2015

VÉSPERAS DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

Laudetur Jesus Christus!

Vésperas Pontificais no Rito Romano tradicional, paróquia Santa Trinità dei pellegrini, Roma.

Neste sábado, dia 15 de agosto, haverá Vésperas da Assunção da Santíssima Virgem no Rito Romano tradicional, às 15hs, na paróquia Divino Espírito Santo, Vila Bela.

As Vésperas são a oração do entardecer do Ofício Divino—que com a Santa Missa, os Sacramentos  e os Sacramentais compõe a Liturgia da Igreja. Antes da Reforma Litúrgica de 1969, o Ofício Divino estava dividido em sete "horas canônicas", isto é, sete momentos de oração que santificavam o dia de um religioso ou sacerdote, a saber: Matinas, Laudes, Hora terça, Hora sexta, Hora noa, Vésperas e Completas. As horas canônicas eram compostas principalmente dos Salmos, mas a Igreja também ornou o seu Ofício com hinos e orações, parte considerável do patrimônio espiritual do Rito Romano.

As Vésperas é uma das horas mais importantes do dia, contendo, em suma, cinco Salmos, um Hino de composição eclesiástica e o Cântico de Nossa Senhora, o Magnificat, durante o qual, nas Vésperas celebradas solenemente, incensa-se o altar, celebrante, os seus ajudantes e os fiéis presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário