segunda-feira, 7 de setembro de 2015

IIª OFICINA DE CANTO GREGORIANO EM GUARAPUAVA

Lincoln regendo o coral da igreja do Largo da Ordem, em Curitiba.

Nos dias 4 e 5 de setembro recebemos em Guarapuava o especialista em canto gregoriano Lincoln Haas Hein, natural de Ponta Grossa mas residente em Curitiba. Graduado em Artes gráficas e cantor lírico profissional, é a segunda geração do nosso modesto e despretensioso coral gregoriano que se forma com as suas aulas, a Iª Oficina tendo sido realizada em fevereiro de 2010, na capela Maria Mãe da Igreja.

Diante de um público diverso—que compreendia tanto uma professora e alunas de canto quanto os leigos completamente alheios à música—, o professor Lincoln soube transmitir a teoria e a prática do gregoriano sem trair o principal, a saber, que este canto é o fruto da vida de oração na Igreja ao longo dos séculos, cuja perfeição e beleza merece-lhe o título de canto oficial do Rito Romano, título que jamais foi abolido ou esquecido pelos Papas, apesar da falha na sua transmissão desde décadas na maioria das paróquias do mundo, como ele bem enfatizou.

A IIª Oficina de canto gregoriano em Guarapuava ocorreu no centro catequético da Paróquia Sant'Ana. Os nosso agradecimentos ao seu pároco, o Reverendíssimo Padre Ari Marcos Bona, pela sua gentil acolhida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário