A schola cantorum (em latim, "escola" ou coro de cantores) do Seminário São Vicente de Paulo, do Instituto Bom Pastor, lançou um CD de canto gregoriano, Jubilate Deo (Jubilai a Deus), gravado no mosteiro de São Bento, em São Paulo. Quem o adquirir estará não somente procurando um benefício para a sua vida espiritual como também ajudando o Instituto a cobrir todos os gastos tidos com as ordenações sacerdotais e diaconais ocorridas na capital paulista no dia 22 de agosto deste ano.
O CD Jubilate Deo pode ser adquirido nas seguintes livrarias de Guarapuava:
- Livraria Alvorada (R. XV de Novembro, 3466 - em frente à praça IX de Dezembro)
- Livraria Cantinho do Rosário (R. Saldanha Marinho, 1306 - ao lado da Mil Malhas)
- Livraria Divina Misericórdia (R. Saldanha Marinho, 1999)
O Instituto do Bom Pastor é uma sociedade de vida apostólica de direito pontifício criado por Bento XVI em 2006. Faz parte do seu carisma próprio o uso exclusivo do Usus Antiquior da liturgia romana, também chamado de Forma Extraordinária. Para guardar a fidelidade a essa carisma, o amor pela liturgia e por sua beleza é imprescindível. E para a beleza da liturgia romana o canto gregoriano é essencial. Por isso a divulgação e o aprendizado desse canto que animou a Fé dos fiéis durante séculos, é para nós uma prioridade.
No Seminário do Instituto as aulas de canto são cotidianas. O trabalho que nós buscamos apresentar nesse CD é mais do que tudo, o fruto desse labor de cada dia, em prol da beleza do culto divino. O objetivo é dar o gosto do gregoriano, para aqueles que não o conhecem, e uma referência e um encorajamento para aqueles que procuram promovê-lo em suas paróquias.No intuito de oferecer, na medida do possível, uma ideia geral do repertório gregoriano, e tornar conhecida algumas belas peças às quais os fiéis têm raramente acesso, nós escolhemos um repertório bastante variado, tanto na forma quanto no assunto: do tempo do Natal ao tempo Pascal, da festa de São João Batista à liturgia de Defuntos, selecionando introitos, graduais, aleluias, sequências, responsórios, antífonas, entre outros. Esperamos assim poder mostrar um pouco do tesouro gregoriano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário